Aqui você tambem vai saber sobre instalação forno a gás no final do artigo.
Acredita-se que foi por volta de 200 anos antes de Cristo que os humanos começaram a criar os primeiros fornos, que eram feitos de argila.
Hoje, mais de dois mil anos depois de Cristo, eles estão muito mais eficientes e bonitos – contudo, ainda inspiram muitos cuidados.
E então surge a dúvida: forno elétrico ou a gás, qual o melhor?
Essa é uma dúvida comum no momento de escolher o complemento para o cooktop. Os fabricantes têm se dedicado em oferecer soluções cada vez mais práticas para a cozinha.
Pense em fazer um bolo ou assar uma carne, por exemplo. Qual será o melhor forno para preparar as suas receitas: um forno elétrico ou um forno a gás?.
Para não ter dúvidas ao escolher seu forno na hora da compra, é interessante você conhecer as diferenças de cada modelo, seja ele elétrico ou a gás.
Ao conhecer o melhor forno para a sua cozinha, você pode fazer muitos pratos no dia a dia com maior praticidade. Ah, e aqui ainda vai uma dica: se você tiver uma cozinha planejada ou está pensando em montar uma na sua casa, a melhor escolha é o forno de embutir, que terá a medida certa para o ambiente.
Principais características do forno elétrico
Principais características do forno elétrico
Vantagens forno elétrico:
- Não precisa de gás: O forno elétrico utiliza apenas a energia elétrica, não dependendo do gás para funcionar.
- Aquecimento natural: Em relação ao micro-ondas, por exemplo, é considerado uma solução mais “natural” no preparo dos alimentos, pois consegue manter a textura mais parecida com uma preparação tradicional, ou seja, o interior mais macio e suculento e o exterior crocante.
- Controle eficiente: Apresenta melhor controle da temperatura durante o preparo da receita.
- Mantém temperatura após desligado: Após o forno elétrico ser desligado, mantém o calor por mais tempo. Com isso, é ideal para deixar a receita em uma boa temperatura antes de ser servida.
- Pratos Leves: É indicado para pratos mais leves, como massas, por exemplo.
Desvantagens forno elétrico:
- Maior consumo de energia: O forno elétrico consome, em média, 40% mais energia elétrica do que o forno a gás.
- Maior tempo de espera: É preciso de um tempo maior para o forno elétrico esquentar e esfriar, demorando mais para alcançar a temperatura ideal.
- Menor custo beneficio: Geralmente são mais caros que o forno a gás, tanto na aquisição quanto na manutenção.
- Interrupção: O preparo do alimento pode ser interrompido, caso falte energia elétrica.
elétrica.Corrente 220v: A maioria dos modelos funciona a 220 v, exigindo adaptação caso a corrente normal seja diferente.
Principais características do forno a gás
Vantagens forno a gás:
- Econômico: O forno a gás gasta pouquíssima energia elétrica (somente para gerar faísca ou acender a lâmpada) .
- Rápido: Mais rápido que o forno elétrico tanto para esquentar quanto para esfriar. Por isso, é considerado a melhor opção quando pensamos em pratos que necessitam de um tempo maior de cozimento.
- Valor: O forno a gás tem um valor de mercado mais em conta do que o forno elétrico, mesmo você tendo que pagar pela instalação do produto ainda sai mais barato.
- Pratos elaborados: É indicado para pratos mais refinados, tem maior espaço interno, permitindo assar pratos grandes, como pedaços de carne; indicado para receitas com longo tempo de preparo; confere sabor mais requintado aos pratos.
Desvantagens forno a gás:
- Temperatura: A temperatura do forno a gás não é tão precisa quanto a de um forno elétrico, o que requer mais cuidado com receitas rápidas e doces, que são mais delicados para assar.
- Limpeza: Da um pouco mais de trabalho na limpeza.
- Instalação: Enquanto o forno elétrico só precisa ser ligado na tomada para utiliza-lo, para se ter um forno a gás necessita-se de conexão com gás GN ou GLP, seja encanado ou botijão individual. Após a compra o produto precisa ser instalado por um profissional especializado o que gera um custo adicional.
- Precisão: Aquece mais nas grades inferiores do que nas superiores. assa de maneira não tão uniforme quanto o forno elétrico.
- Manutenção: Exige cuidados com vazamento e manutenções periódicas, como troca de botijão, mangueira e válvula de segurança – caso o gás não seja encanado.
Conclusão sobre Instalação de Forno a Gás
O forno a gás é muito melhor em custo-benefício, principalmente levando em conta que energia elétrica em nosso pais não é nada barato.
O forno elétrico atende bem as necessidades daqueles que gostam de cozinhar e estão dispostos a investir um pouco mais e gostariam de obter um controle total da temperatura nas receitas.
Descubra o modelo perfeito, analisando a partir do uso prático do equipamento.
Se o espaço da sua cozinha for pequeno ou possuir móveis planejados, por exemplo, leve em consideração opções de fornos embutidos. Se gostou de nossas dicas, compartilhe com os amigos e não esqueça de deixar seu comentário em nossas redes sociais: Facebook. | Instagram | Twitter
Precisa de Instalação de Forno a gás?
Faça seu agendamento clicando no botão a baixo um profissional vai entrar em contato com você e te passar as intruções para instalação de forno a gás.
FONTE:Magazine Luiza #blogSmartServ #smartServBa #forno #fornoEletrico #fornoAGas #Brastemp #Consul #Electrolux #GE